....................................................................................................................................................................................................

Monster Grooves – O EP está chegando!!

In Cultura, Diversão, Jornalismo on 24 de abril de 2011 at 18:52

Acho sensacionais aqueles textos de músicos quando estão prestes a lançar um novo álbum. Os mais legais comentam faixa por faixa, em textos simples, não muito longos, falando sobre a vibe de cada canção, como foi feita e sobre o que ela fala. Não sou um super músico famoso, o álbum da minha banda não está sendo super aguardado, ninguém publicou matérias e a capa – revelada essa semana – não foi publicada em todas as revistas especializadas. Mesmo assim, com o EP da MONSTER GROOVES quase pronto, resolvi fazer um post sobre o disco, as músicas e as expectativas. Ei-lo:

O EP

Estamos nos preparando para trabalhar além de compor e divulgar nosso trabalho pela internet. A gente tem recebido apreciações muito positivas sobre nosso trabalho, nossas canções e nosso estilo. O EP vem para espalhar mais ainda nosso som, além do Facebook, do Soundcloud e do Myspace.

A CAPA

A arte de capa foi feita por um amigo designer muito competente, Daniel Pessoa. Ele mesmo tem curtido o nosso som e, baseado no estilo, procurou fazer um trabalho com uma cara meio funk, meio psicodelia com pitadas do que vem à cabeça quando se pensa em groove. Além da bela capa, o EP vem com mais surpresas. É esperar para ver!

AS MÚSICAS

Juggler: destaco nessa canção a letra bastante divertida, com passagens ousadas e uma história muito bacana. Para o baixo eu procurei desenvolver um arranjo que vai crescendo e aparecendo ao longo da música. O dudu mandou muito bem com a composição das guitarras e da melodia, além da bateria que complementa muito bem a atmosfera funkeada.

Monsters In The Attic: antes de começar a compor esta canção, eu já tinha a parte do côro pronta (Hey, I got monsters in the attic…), a letra completa e a melodia vieram junto com a vibe com a maior naturalidade. Misturar aquele acid jazz com house e funk não foi nada fácil. É a minha favorita, pelos arranjos, letra, detalhes e pegada. Ela tem um arranjo de baixo dos mais divertidos de tocar, e difíceis também.

Got a Number? (All This Time): a idéia, desde o início, era fazer um acid jazz com um toque sincopado. Nossa principal influência, o Jamiroquai, tem algumas músicas assim que serviram de inspiração como “Use The Force”. Eu até diria, pelo arranjo das guitarras, que ela tem uma levada de bossa. O baixo é uma mistura de walking bass com funk. Além disso, adoro letras de amor em canções mais alegres.

Dream’n Bass: essa foi a primeira canção a entrar no set da Monster Grooves. Na verdade o Dudu já tinha ela toda pronta, com um arranjo de baixo baseado só nas tônicas. O que fizemos foi acrescentar um baixo mais dinâmico e adequado e dar uma leve remasterizada para entrar na vibe da MG. Reconheço nela um Lounge “textbook”.

Highway 301: só teria como essa canção ser mais funk se tivesse sido gravada por James Brown nos anos 70. É claro que ela tem alguns elementos mais modernos, como o dueto de voz e instrumentos no fim das estrofes do refrão. A bateria é um elemento poderoso nessa canção, marca com definição e dialoga com liberdade ao lado dos arranjos em geral. Criei um baixo apoiando tanto a bateria quanto so riff de guitarra, só há destaque no refrão quando entra um slap na dinâmica da voz.

Far Beyond Our Own: outra das minhas favoritas. Me fez descobrir o quanto é difícil compor linhas e baixo para drum & bass. Simplesmente adoro a melodia dessa música, é leve como um lounge, mas o arranjo deixa a canção estupidamente dançante. O synth é belíssimo, dá uma space-vibe sensacional que, acompanhada da bateria, deixa uma atmosfera sideral única nesse tipo de música. Na parte final o baixo se reverte em um walking bass funkeado, acid jazz, por que não?

O EP da Monster Grooves está quase pronto, para mais informações e para escutar as canções acesse nossas páginas na web!

Monster Grooves no SoundCloud

Monster Grooves no Facebook

Monster Grooves no Myspace

Monster Grooves no Twitter

*A Monster Grooves é: Bernardo Ribeiro e Eduardo Araújo

  1. Ei Bê! Estou na expectativa pelo EP! Vai dando notícias viu? Tudo de bom pra vocês! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: