....................................................................................................................................................................................................

No Futebol, Zebra é Um Animal em Extinção.

In Cultura, Diversão, Esporte, Internacional, Sociedade on 24 de junho de 2010 at 17:31

Muito bem, só de ler meu título o leitor virá com pedras na mão, todas devidamente etiquetadas com a eliminação de França, da Itália, a derrota da Espanha na primeira rodada, da Alemanha na segunda, e os joguinhos fracos de algumas das fortes seleções européias até agora. Mas tudo isso se trata mesmo de Zebras? Ou será que existem muitos mais elementos do que times de tradição tendo dificuldades contra times menos tradicionais que eles? Já é nova máxima do futebol contemporãneo dizer que não existe mais bobo. Contra nossa multi-titulada seleção, por exemplo, todas as equipes menores jogam fechadinhas. Resultado: Brasil 2 X 1 Coréia do Norte, pelo menos continuamos vencendo. Porém, o que chama a atenção são dois elementos chave: o primeiro é que seleções que antes eram sacos de pancada das mais fortes, hoje não são tanto assim. Basta observar a performance das equipes sul-americanas que costumavam padecer diante da força européia. Se a coisa continuar assim, lá pelas quartas-de-final, a Copa do Munda vira Copa América. O segundo é que as forças internacionais do futebol estão tendo desempenhos muito ruins (se comparado com suas respectivas séries históricas), não apenas nesta Copa, mas isso já vem de muito tempo. Para nossa sorte (ou algo maior do que isso) somos, e seremos ainda por muito tempo, o maior celeiro de bons jogadores de futebol do mundo. No restante, um super craque é sempre necessário para fazer a diferença, como Zidane em 1998. E eles vem apenas de vez em quando. Enquanto isso, no Brasil a gente pode escolher. Quando o Brasil vence, um grupo sempre se destaca, como Ronaldinho, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho em 2002. Com os craques que temos é possível fazer até mais de uma seleção competitiva, todas com sérias chances de vencer uma Copa do Mundo. A grande questão que essa Copa nos tem evidenciado é a dúvida: os ‘grandes’ estão jogando pior, ou os ‘pequenos’ estão jogando melhor? Se eu fosse escolher apenas uma, ficaria com a segunda. Por isso eu acho, que no futebol, Zebra é um animal em extinção.

Edit (15/07): Feito e comporovado! A Espanha perdeu para a Suíça na estréia, como eu disse nos post, mas foi campeã! Parabéns Espanha e viva os bons times! (Que agora se proliferam!)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: