....................................................................................................................................................................................................

Curtas da Semana II

In Cultura, Meio-Ambiente, Política, Sociedade on 7 de março de 2010 at 16:16

Terrorismo Eleitoral

     No início da semana passada, o presidente Lula cunhou o interessante termo do terrorismo eleitoral. Vale a pena pensar sobre isso. Nos termos do presidente, terrorismo eleitoral se constitui a partir do momento em que a estabilidade política e econômica de um determinado Estado tende a sofrer abalos na iminência de um candidato ou assumir o pleito ou meramente se candidatar. Isso ocorre notadamente em países cujo sistema político é partidário ou onde a democracia ainda é jovem ou nem começou. O que Lula fazia ao cunhar este termo era uma tentativa de ponderar a relação clássica entre governo e oposição, quando se teme a possibilidade de ruptura quando a oposição substitui o atual governo. Lula frisou que esse tipo de mudança não irá mais acontecer no Brasil sob o argumento de que nossa democracia é madura. Eu diria que ela é, no máximo, vivida. No Brasil, a democracia tem pouco mais de vinte anos, já da sinais leve de maturidade e estabilidade institucional. Mas no universo da distrbuição de influência, coisa que deveria tender à homogeneidade, aind ahá muito a se desenvolver. Isso tem impactos nítidos no cultivo da impunidade, no assistencialismo eleitoral e na má distribuição de justiça. Concordo que nosso país deve demonstrar nessas eleições que estamos vencendo o terrorismo eleitoral, mas não deve só inspirar disputas saudáveis e sempre edificantes para nossos cargos eletivos e nossa administração pública. Tomando isso como um sinal de maturidade pública, a luta deve continuar para o combate à corrupção, melhorias sociais e desenvolvimento e o progresso geral de nosso país, em favor de todos os bons ideais da democracia.

Ficção Científica?

     No Jornal Nacional de duas terça-feiras atrás (se não me engano), foi noticiado que pesquisadores astrônomos calcularam que o eixo da terra foi alterado em 5cm após o primeiro tremor do Chile, alterando a duração de nossos dias em alguns centésimos de segundos (ou milésimos). O importante não são os dados, mas o que isso me fez pensar: será mesmo que a atividade humana é a principal – se não a única – responsável pelas mudanças climáticas? Enquanto ficamos escutando o Al Gore e suas conclusões, o Greenpeace e seus protestos e outros ambientalistas por aí, por que não procuramos os astrônomos e os físicos para dizerem alguma coisa sobre isso? Ou será que se eles disserem qualquer coisa vão pensar que não passa de ficção científica? Talvez o buraco seja mais embaixo, hein pessoal?

Pensamentos de Hollywood:

     Se Avatar ganhar melhor filme, seremos dominados pelos blockbusters! [edit – 12/03/10] UFA, salvos!!

     George Clooney só precisa aparecer, acenar e sorrir, para ser indicado ao Oscar!

     Isso mesmo, desprezem musicais e percam Daniel Day-Lewis humilhando… de novo!

     Não vi todos os filmes indicados, mas estou na torcida por The Hurt Locker (Guerra ao Terror)!! [edit – 12/03/10] YEEES, cantei a pedra!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: