....................................................................................................................................................................................................

O Carnaval na Imprensa Internacional

In Cultura, Internacional, Sociedade on 17 de fevereiro de 2010 at 14:03

Surgiu-me a curiosidade de acompanhar a cobertura que a imprensa internacional faz da nossa principal festa popular. Eis, então, os resultados dessa busca, feita através das versões virtuais de seus jornais hoje:

CNN – a norte-americana destaca fotografias dos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, ao lado de comentários a respeito da importância da festa. Sempre referindo-se à extravagância e à beleza. Destaque especial à controvérsia envolvendo a Rainha da Bateria da Viradouro, Julia Lira, de 7 anos.

The New York Times – Os puristas de plantão da tradicional comunidade nova-iorquina destacam apenas a história de Julia Lira. Eles reportam os debates à respeito da participação da menina como Rainha da Bateria da Viradouro. Destaco as referências feitas à sensualidade e extravagância da função. Aliás, parece que ‘extravagância’ é único adjetivo que vem à mente dos norte-americanos quando eles observam nosso carnaval. Oh well…

Le Monde – O jornal fancês também destaca fotografias dos desfiles na Sapucaí. Apesar de também destacar a questão da Viradouro, o jornal oferece comentários a respeito dos enredos, da beleza das fantasias e do espetáculo dos desfiles.

Pravda – O Russo também traz fotos da festa, mas tamém oferece ao leitor russo um link para um vídeo no You Tube com conteúdo sobre os desfiles do Rio de Janeiro.

El País – não encontrei nada no jornal espanhol [comentáriomaldoso] será porque perderam as Olipíadas para nós? [/comentáriomaldoso].

Corrirere Della Sera – também não encontrei cobertura no jornal italiano.

BBC – nada também.

Clarín – Em uma boa reportagem, o jornal argentino mostra como as celebrações do Carnaval transcendem muito além do Brasil, mostrando como a festa acontece nos demais países da américa do sul e até em alguns outros países europeus, como na Itália, em Veneza. Mesmo assim eles destacam a importância e a força do Brasil na festa, referindo-se aos desfiles de Escola de Samba como o maior espetáculo ao ar livre da terra.

Asahi Shimbun – não encontrei nada na imprensa japonesa.

Bom, é isso. Até a próxima.

Anúncios
  1. Qual olimpiada que o Reino Unido, terra da BBC, perdeu para o Brasil?

    • Olá Bartels, como vai?
      Obrigado pelo toque, eu ainda não havia percebido este erro. Na verdade o comentário a que se refere foi adicionado depois que a coluna já estava pronta, talvez por isso, infelizmente, saiu no lugar errado. Originalmente era para acompanhar o El País, jornal com sede em Madrid. Problema solucionado.
      Obrigado e continue(m) participando!
      Um abraço!

  2. Os países abaixo da linha do equador, já denominados tristes trópicos, nunca foram muito considerados pelos ditos desenvolvidos com seriedade. A considerar que o carnaval é uma festa de excessos e libertinagem, somente casos muito absurdos e fora do padrão chamarão a atenção para figurarmos na imprensa.
    Nós aliás precisamos saber separar o nossa licença aos excessos do país sério que precisa trabalhar produzindo riquezas, estudar produzindo conhecimento e ser honesto deixando a corrupção para os tribunais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: